APRESENTAÇÃO

6 de junho de 2016

9º Festival de Música de Ponta Grossa tem o objetivo de promover um intercâmbio cultural, mostrando o que está sendo produzido nas demais regiões do Paraná e do Brasil e difundindo a música para os diferentes tipos de público, além de promover a cidade de Ponta Grossa como destino turístico na área cultural.

programação artística do evento agrega atrações que vão do erudito ao popular, com shows de artistas locais, estaduais e nacionais, selecionados a partir de uma curadoria que valorizou a brasilidade e as novas sonoridades. Além disso, na parte pedagógica, oferece oficinas e masterclasses de diversos instrumentos, inclusive na área da musicalização infantil. Um dos destaques é o palco Novas Sonoridades, que tem o objetivo de valorizar os artistas locais que produzem música autoral e divulgar as novas bandas que vem se destacando no cenário nacional. A novidade deste ano é a união com o tradicional Festival Universitário da Canção (FUC), realizado pela UEPG, e que chega à sua 30ª edição. Outra novidade é o Lounge Musical, que levará diversos recitais e pocket shows para dois espaços estratégicos e especialmente montados no Shopping Palladium. O evento leva ainda Música na Rua, com apresentações nos terminais de ônibus e Calçadão, além da ação Música que Transforma, em escolas e instituições sócio-educativas.

Com toda essa mescla e variedade de ações, o Festival de Música de Ponta Grossa vem tornando-se, gradativamente, um grande nome entre os festivais de música do país, atraindo público de diversas regiões e com o grande diferencial de proporcionar todas as atrações de forma gratuita à população. Cumprindo com estes objetivos, o evento movimenta a economia do município, contribui com o desenvolvimento do trade turístico, e promove a democratização do acesso à cultura.