Ter28022017

Última atualizaçãoQua, 22 Fev 2017 1pm


Back Você está aqui: Home Ação Cultural Segmentos Artes Visuais Estação Arte recebe exposição coletiva da Semana dos Museus

Estação Arte recebe exposição coletiva da Semana dos Museus

Público pode apreciar o trabalho de 26 artistas ponta-grossenses

Integrando a programação da 14ª Semana Nacional de Museus, a Estação Arte recebe, este mês, a exposição ‘Paisagens Culturais’. No total, a mostra reúne trabalhos de 26 artistas plásticos e visuais ponta-grossenses, com obras em pintura, escultura e fotografia. A abertura aconteceu na última quinta-feira, 5 de maio, com a presença dos expositores. O espaço, retomado para o setor cultural em 2015, é administrado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

As obras retratam paisagens dos Campos Gerais, englobando três pilares que compõe a cultura regional: a natureza, as construções e o ser humano, seguindo o tema ‘Museus e paisagens culturais’. A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio, quando os museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desenvolvem uma programação especial nessa data. A proposta surgiu do Conselho Internacional de Museus (Icom) e será discutida também na 29ª Conferência Geral do Icom, a ser realizado em Milão (Itália).

“Possuímos um mosaico de bens culturais no nosso país e a iniciativa do Ibram vem ao encontro da necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do Brasil”, afirma a coordenadora do Setor de Artes Visuais, Mariângela Digiovanni. “A realização de uma exposição coletiva de tamanha qualidade mostra o comprometimento da Prefeitura com os artistas plásticos e visuais da cidade. Ao longo do ano teremos outros trabalhos semelhantes, valorizando os produtores culturais de Ponta Grossa”, enfatizou o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante.

Participam da exposição os artistas Beto Carlinhos, Daniel Masetto, Delmy Kapp, Edinaldo de Paula, Fátima Lourenço, José Henrique Rodrigues, Lenita Stark, Luiza Antonieta Taques, Manosso, Mara Toledo, Marcelo Schimaneski, Marco Hansen, Marga Cominato, Marilda Martincoski, Neucy Martins, Ozires Guimarães, Peterson Strack, Roberto Rodrigues, Rosane Volpi, Rute Yumi Onnoda, Sebastião Natálio, Sidnei Mariano, Solange Leminski, Veraliz Cominato (in memoriam), Zelinda Oliveira e Zunir Andrade.

A Estação Arte fica localizada na esquina da Rua Benjamin Constant com a Avenida Vicente Machado, em frente ao Terminal Central. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (42) 3901-1209. A entrada é gratuita.

 

 

 

 

Unidades Culturais


 

Editais

  • Artes Cênicas
  • Artes Populares
  • Artes Visuais
  • Literatura
  • Música
  • Artes Integradas

Política Cultural

Patrimônio Cultural