Ter28022017

Última atualizaçãoQua, 22 Fev 2017 1pm


Back Você está aqui: Home Patrimônio Cultural Patrimônio Patrimônio Cultural Fundação de Cultura entrega premiações de concurso sobre patrimônio cultural

Fundação de Cultura entrega premiações de concurso sobre patrimônio cultural

Práticas pedagógicas foram desenvolvidas em escolas de Ponta Grossa

Professores ponta-grossenses receberam recentemente a premiação do Concurso Municipal de Práticas Pedagógicas do Patrimônio Cultural, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. O concurso, integrado ao I Congresso de Patrimônio Cultural, que foi  realizado em agosto, recebeu inscrições de práticas pedagógicas abordando o tema em suas diversas facetas e características, sejam elas material, imaterial, natural, paisagens culturais e a biodiversidade, divididas em 3 categorias. 

O edital atendia às políticas culturais aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura, com a finalidade de estimular a valorização e a preservação do patrimônio cultural do município. A comissão julgadora foi formada por Adriana Aparecida Antoniacomi, Adriana Salviato Uller, Carolyne Abilhôa, Leonel Brizolla Monastirsky, Marcia Maria Dropa e Rosana Nadal de Arruda Moura. Cada prática premiada receberá o valor de R$ 500.

Foram premiados, na categoria Educação Infantil’ a prática pedagógica ‘Conhecendo Minha Cidade e Meu CMEI’, desenvolvida no CMEI Prof. Geraldo Woyciechowski pelas professoras Ana Patrícia Dutra Ruth, Adriane Sviech Pinto, Karine Hartleib, Lucineia de Almeida e Mariléia Barreto. A atividade recebeu, ainda, Menção Especial, dada a importância da atividade neste nível de ensino.

Na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, foram premiadas as práticas ‘Patrimônio Histórico de Ponta Grossa e sua Preservação: Caminhos Possíveis para uma Abordagem Escolar’, desenvolvida pela professora Simone Aparecida Dupla, e ‘Conhecer e Preservar o Patrimônio como Contador de História’, da professora Michele Lupepsa. Marcia Estela Bello recebeu Menção Honrosa pela prática pedagógica ‘Me Conte que eu Conto – Conhecer e Preservar o Patrimônio’.

Por fim, na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais, receberam premiação as professoras Cristiana Ferreira Schilder, pela prática pedagógica ‘Conhecendo Ponta Grossa: Aula de Campo e Estratégias para a Educação Patrimonial’, e Ronicéia Aparecida Biscaia Solak, pela prática ‘Parque Estadual de Vila Velha: Valorizando o Patrimônio Natural através de sua lenda’.

De acordo com a pedagoga Lucineia de Almeida, o concurso “propiciou que fossem desenvolvidas experiências inovadoras e de grande importância para a formação de nossas crianças”. Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Paulo Eduardo Goulart Netto, “é fundamental que os alunos tenham experiências didáticas que envolvam a educação patrimonial. Isso contribui para que eles sejam cidadãos conscientes de seu papel na preservação do nosso patrimônio histórico, cultural e natural”, afirmou. O presidente também parabenizou as professoras e pedagogas que desenvolveram as atividades.

As práticas selecionadas passarão a fazer parte do acervo da Fundação de Cultura, serão publicadas nos anais do Congresso de Patrimônio e estarão disponíveis para o público no site www.culturapg.com.br/eventos/patrimonio.

 

 

 

 

Unidades Culturais


 

Editais

  • Artes Cênicas
  • Artes Populares
  • Artes Visuais
  • Literatura
  • Música
  • Artes Integradas

Política Cultural

Patrimônio Cultural