A monetização de conteúdo é uma forma de alavancar o conteúdo de uma maneira que gere dinheiro quando os usuários o consomem. Você pode ser pago pelos próprios usuários ou por terceiros que comercializam produtos por meio de seu conteúdo.
Acesso somente para assinantes e cursos online são as formas mais comuns e eficazes de receber pagamento diretamente dos usuários. Marketing de afiliados, colocação de produtos e publicidade de pagamento por clique (PPC) são as formas mais comuns de receber pagamentos de terceiros.
Abordaremos todos esses métodos — e mais — neste guia. Também cobriremos os detalhes da monetização do Facebook e do YouTube. Quer saber mais sobre monetização, acesse https://zoeplay.com.br/
Mas, primeiro, a monetização de conteúdo é adequada para você?
Quem deve monetizar seu conteúdo?
É fácil começar a experimentar a monetização de conteúdo. Por exemplo, plataformas como YouTube e Facebook já possuem serviços integrados que permitem que você se beneficie de anúncios PPC quando seu engajamento atinge um determinado limite.
Se você…
- São conhecedores e experientes em um determinado nicho
- Já administra uma plataforma de conteúdo — seja um blog, canal do YouTube ou conta de mídia social — pela qual você é apaixonado
- Obtenha muito engajamento de seus seguidores e veja um crescimento de novos seguidores
- Tenha capacidade de passar mais tempo trabalhando em sua plataforma, em troca de ganhos
…Então, a monetização de conteúdo pode ser uma grande atividade paralela — ou até mesmo um trabalho em tempo integral para você.
Lembre-se de que você não precisa se envolver em um nicho “sexy”; nem todo mundo que ganha dinheiro com conteúdo administra uma marca de estilo de vida de luxo. Muitos blogueiros de receitas, instrutores de piano e avós de crochê ganham uma renda extra monetizando seu conteúdo.
Três maneiras de monetizar seu conteúdo
Quando você monetiza seu conteúdo, os modelos nem sempre se complementam.
Alguém está pagando diretamente a você pelo seu conteúdo ou acesso ao seu público. Entender isso ajudará você a escolher o melhor modelo de monetização de conteúdo para o seu negócio.
- Ao vender seu conteúdo, você ganha dinheiro diretamente dos usuários. Por exemplo, se o conteúdo de um curso online for pago ou estruturado, você está vendendo seu produto.
- Se você está vendendo para seu público, está trabalhando com um terceiro para atender às necessidades de marketing dele. Pense nas palavras de nossos patrocinadores em seu podcast favorito ou nos links em seu blog de receitas favorito que levam a produtos na Amazon. Estes são exemplos de como você pode vender seu público.
Mas lembre-se de que vender seu público inevitavelmente degradará a qualidade de seu conteúdo.
Vamos enfrentá-lo: anúncios, links afiliados e comunicações de patrocínio são não faz parte de tornar seu trabalho melhor. Eles ganham dinheiro, mas se não fosse por isso, você provavelmente não os estaria usando. Por mais sofisticado e autêntico que você tente ser, eles acabam tirando a qualidade do seu conteúdo ao invés de melhorá-lo. Se você tiver a oportunidade, primeiro procure maneiras de vender seu conteúdo diretamente para seu público.
Depois de decidir o que deseja vender, você tem quatro modelos de monetização de conteúdo para escolher: Terceiros, Premium – Conteúdo, plataformas para monetizar conteúdo e monetizar sua base de fãs. Caso se interesse mais sobre as dicas de monetizar de conteúdo, acesse https://zoeplay.com.br/
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Quando você vende seu público-alvo para anunciantes, você é pago para conduzi-los ao produto anunciado por: envolvê-los em seu conteúdo (colocação de produto); crie um link para ele em seu conteúdo ou direcione seu público para uma página de destino personalizada (marketing de afiliados); ou inserir anúncios em seu conteúdo (anúncios PPC).
Conteúdo Premium
Quando você vende conteúdo premium, está vendendo diretamente para seu público. Normalmente, os espectadores já estão curtindo o conteúdo que você cria gratuitamente. O modelo premium permite que eles paguem pelo acesso a conteúdo exclusivo que, de outra forma, não obteriam.
Plataformas de monetização de conteúdo
Plataformas de monetização de conteúdo, como Facebook e Youtube, atuam como um terceiro entre você e os anunciantes. Você publica seu conteúdo em uma plataforma e a plataforma paga para você veicular anúncios. (Novamente, a plataforma é paga pelos anunciantes.) Se você publicar seu conteúdo principalmente em uma rede social, esta é a maneira mais fácil e direta de começar a monetizar.
Monetizar seus fãs base
Para monetizar seu fandom, crie novos produtos que você vende para pessoas que amam seu trabalho. T-shirts, canecas, almofadas – são todas opções bastante básicas. Você também pode iniciar um Patreon para receber doações ou oferecer conteúdo exclusivo. Como tal, monetizar sua base de fãs às vezes se sobrepõe a um modelo de conteúdo premium.
Como monetizar conteúdo com posicionamento de produto
A colocação de produtos é, de certa forma, uma forma antiquada de marketing. O conteúdo funciona da mesma forma que nos filmes: você apresenta o produto de um patrocinador em seu trabalho e eles pagam uma taxa fixa.
Um dos benefícios da colocação de produto é que você recebe uma taxa fixa. Não importa quantos de seus usuários compram um taco específico depois que você publica seu tutorial de golfe no YouTube. Você ajudou o patrocinador a ganhar credibilidade e aumentar indiretamente as vendas de longo prazo.
A colocação de produtos é uma maneira direta de começar a monetizar seu conteúdo e ganhar dinheiro. Também facilita a contabilidade, pois você ganha uma taxa fixa.
Uma das desvantagens é que, se o canal funcionar bem, você pode acabar ganhando muito menos do que com um modelo de marketing de afiliados.
Além disso, encontrar patrocinadores pode ser difícil até que sua marca de conteúdo atinja um determinado tamanho. Enquanto as marcas migram para criadores de conteúdo populares que os veem como influenciadores, as empresas menores geralmente estão ocupadas enviando e-mails para patrocinadores em potencial e construindo um portfólio de marcas.
Como monetizar conteúdo com marketing de afiliados
Com o marketing de afiliados, você incentiva seus usuários a comprar um produto ou serviço. No entanto, ao contrário do posicionamento do produto, cada compra é rastreada e você cobra uma taxa com base em quantos usuários compram.
Existem várias maneiras de fazer isso. Uma delas é usar um código de referência. Em seu podcast, você pode informar aos seus ouvintes que eles podem obter 10% de desconto em um novo espremedor se inserirem seus nomes na finalização da compra. Isso lhe dará uma parte.
O outro método é usar links de referência exclusivos. Em seu vídeo como criar música digital, inclua um link para um preço com desconto em uma plataforma de software popular. Todos que visitarem esse link e fizerem uma compra serão rastreados e você receberá uma porcentagem dos lucros.
O marketing de afiliados está ficando cada vez mais fácil, pois plataformas como a Amazon facilitam a inscrição e depoimentos exclusivos para links para obtivermos. E se o seu conteúdo tiver um bom desempenho, ele pode se tornar uma fonte constante de receita mensal.
Por outro lado, a barreira de entrada pode ser alta. Dependendo de qual rede ou serviço de marketing de afiliados você escolher usar, você deve atender a determinadas métricas antes de ingressar no clube. As marcas precisam ter certeza de que estão obtendo uma boa exposição por meio de você antes de oferecer um link de referência.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monetiza%C3%A7%C3%A3o