O que é a reciclagem de água?
A reciclagem de água (também conhecida como recuperação de água) é o processo de tratamento de águas residuais ou água que, de outra forma, teria sido descartada (água cinza), usando maquinário e produtos químicos para reutilização em seus próprios ciclos industriais ou de outra empresa. Quer saber mais sobre as reciclagem de água, acesse https://saluta.com.br/
Por que isso é tão importante?
Existem várias razões pelas quais a reciclagem da água é tão importante:
1. Ajuda com problemas de falta de água
De acordo com o Comitê de Mudanças Climáticas, a demanda por água na Inglaterra excederá a oferta entre 1,1 e 3,1 bilhões de litros por dia até a década de 2050. Não há como fugir disso: precisamos reduzir nosso uso de água, agora. E você pode fazer isso reciclando suas águas residuais.
2. Beneficia o meio ambiente
O impacto ambiental devastador que as águas residuais mal administradas podem ter é ilustrado no recente desastre em Tampa Bay, nos Estados Unidos, onde as águas residuais industriais de uma fábrica de fosfato extinta estão ameaçando a ecologia marinha e das zonas úmidas de uma grande área, bem como a segurança do ser humano. população.
Encontrar maneiras novas e comercialmente eficientes de lidar com resíduos potencialmente nocivos é um dos desafios mais prementes para os interessados em desenvolver uma economia industrial mais segura, circular e sustentável.
3. Faz sentido financeiro
Reutilizar a água economiza dinheiro. Ao reutilizar sua água, você pode obter um retorno do investimento em menos de um ano.
Quem pode (e precisa) reciclar suas águas residuais?
Existem muitas indústrias que podem se beneficiar da reciclagem de águas residuais, incluindo:
- Agricultores e agro-tecnologia
- processadores de peixe
- Abatedouros e processadores de carne
- Fabricantes de refrigerantes, cervejarias e destilarias
- Operadores de laticínios
- Locais de tratamento de digestato e pasta
Várias grandes empresas globais estão assumindo compromissos públicos de reutilização de água. Por exemplo, a L’Oreal se comprometeu a reciclar e reutilizar 100% da água utilizada em seus processos industriais até 2030. Caso se interesse mais sobre como é ter uma reciclagem de água, acesse https://saluta.com.br/blog/
Por que reciclar água cinza e efluentes industriais?
Remover contaminantes de seus resíduos, reciclá-los e criar um ‘ processo de gerenciamento de água em circuito fechado ‘ pode fazer muito sentido comercialmente.
Atualmente, muitas empresas estão pagando demais pelo abastecimento e descarte de água da rede elétrica, além de serem atingidas com taxas de TE (efluentes comerciais) pelos poluentes que estão bombeando de volta para o sistema de esgoto.
Reciclar sua água, portanto, pode:
- Reduza o valor que você pagará pelo uso de água recebida
- Reduza o valor que você tem que pagar pela água e descarte de resíduos
- Reduza o impacto ambiental geral de suas operações
Quaisquer outras vantagens?
Além do brilho caloroso de satisfação por oferecer operações mais eficientes e menos prejudiciais a um custo reduzido?
Bastante.
Dependendo do nível de tratamento que recebe, as águas residuais das fábricas, usinas de processamento e fazendas podem ser reutilizadas por você e outros para:
- Irrigação paisagística e agrícola
- Melhoria ambiental
- Voltando aos seus processos
- Inúmeros outros usos industriais potáveis e não potáveis
E o tratamento de águas residuais pode apoiar uma economia verdadeiramente circular.
O lodo tratado e outros produtos residuais (como biopolímeros e amido) extraídos de suas águas residuais também podem ser vendidos para uso em:
- fertilizantes agrícolas
- Produção de alimentos para animais
- Produção de energia térmica e elétrica
- Materiais de construção
Quais são as quatro etapas do tratamento de águas residuais antes da reciclagem?
1. Tratamento primário
A primeira etapa do processo de tratamento de água separa os sólidos suspensos (SS) das águas residuais. 70% a 90% desses materiais são removidos por processos de floculação, coagulação, decantação e flotação. Nesta fase são introduzidos reagentes químicos em função do grau de purificação requerido.
2. Tratamento secundário
Esses métodos avançados de tratamento biológico aproveitam a capacidade de certas bactérias de eliminar poluentes dissolvidos contidos nas águas residuais. Estes incluem poluentes de carbono, nitrogênio e fósforo. Esses métodos de tratamento biológico são, às vezes, também com o uso de reagentes químicos quando os objetivos do tratamento são altos.
3. Tratamento terciário
Esta etapa final visa remover quaisquer sólidos dissolvidos remanescentes da água purificada e das águas residuais desinfetadas para que a água tratada possa ser reutilizada.
4. Tratamento de lodo
Os materiais e poluentes removidos durante as operações de tratamento transformam-se em lodo que (como discutido) pode ter grande potencial para reutilização comercial.
Escolher os produtos químicos certos também é fundamental para controlar o odor durante todo o processo, o que pode diminuir o impacto ambiental da implementação de uma solução de reciclagem no local.
Obviamente, dependendo da qualidade de suas águas residuais e para o que a água reciclada será usada, as águas residuais podem não precisar passar por todas as etapas acima ou podem precisar passar por muito mais para serem usadas novamente em um processo ou mesmo de volta ao estado potável.
Mas a reciclagem de tratamento de água não está realmente no meu conjunto de habilidades…
Nós entendemos. Mas as capacidades de reciclagem de água de alta qualidade estão agora ao alcance financeiro e operacional das empresas que mais se beneficiarão com isso. E os imperativos financeiros de poder entregar esses recursos estão crescendo.
Trabalhar com parceiros especializados para consultar sobre o processo, instalar o maquinário certo e aconselhar sobre os tratamentos químicos corretos a serem usados ajudará você a entender, gerenciar e perceber:
- Como projetar e planejar a solução mais eficaz e eficiente
- Suas obrigações regulatórias – e como cumpri-las
Além de oferecer suporte contínuo na operação da solução.
Tudo isso, sem prejudicar suas principais funções de negócios ou fluxo de caixa operacional – e até mesmo aumentar a eficiência com que você os entrega.
Por onde você começa?
O primeiro passo ao trabalhar com um especialista em tratamento de água é uma auditoria de efluentes comerciais.
Uma auditoria de efluentes comerciais analisa sua produção existente para identificar maneiras pelas quais sua empresa pode economizar dinheiro tratando e reciclando águas residuais. Ele pode ajudar a monitorar sua produção para ver se você está em conformidade com os requisitos regulamentares.
Os auditores examinam seu efluente existente para ver exatamente como ele está contribuindo para os custos de sua empresa e se há alguma tendência de uso que possa sugerir oportunidades para tratamento ou reutilização mais eficiente. Eles também podem avaliar sua descarga atual para compará-lo com empresas que trabalham em setores semelhantes do mesmo tamanho e escala.