5 maneiras de ajudar seu amigo ou familiar com insuficiência renal

Ver alguém que você ama passar por insuficiência renal pode ser incrivelmente assustador e frustrante. Você pode se sentir perdido e inseguro sobre como ajudar. Assim como você estará ao lado de seus entes queridos em seus momentos de necessidade, estamos aqui para ajudá-lo. Aqui estão cinco maneiras de apoiar um ente querido com insuficiência renal. Quer saber mais sobre insuficiência renal, acesse https://nefroclinicas.com.br/

Tratamento de complicações

As complicações da doença renal podem ser controladas para deixá-lo mais confortável. Os tratamentos podem incluir:

  • Medicamentos para pressão alta: Pessoas com doença renal podem piorar a pressão arterial elevada. Seu médico pode recomendar medicamentos para baixar a pressão arterial – geralmente inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) ou bloqueadores dos receptores da angiotensina II – e para preservar a função renal. Medicamentos para pressão alta podem inicialmente diminuir a função renal e alterar os níveis de eletrólitos, então você pode precisar de exames de sangue frequentes para monitorar sua condição. Seu médico também pode recomendar uma pílula de água (diurético) e uma dieta com pouco sal.
  • Medicamentos para aliviar o inchaço: Pessoas com doença renal crônica geralmente retêm líquidos. Isso pode levar a inchaço nas pernas, bem como pressão alta. Medicamentos chamados diuréticos podem ajudar a manter o equilíbrio de fluidos em seu corpo.
  • Medicamentos para tratar a anemia: Suplementos do hormônio eritropoietina (uh-rith-roe-POI-uh-tin), às vezes com adição de ferro, ajudam a produzir mais glóbulos vermelhos. Isso pode aliviar a fadiga e a fraqueza associadas à anemia.
  • Medicamentos para baixar os níveis de colesterol: Seu médico pode recomendar medicamentos chamados estatinas para diminuir o colesterol. Pessoas com doença renal crônica geralmente apresentam altos níveis de colesterol ruim, o que pode aumentar o risco de doença cardíaca.
  • Medicamentos para proteger seus ossos: Suplementos de cálcio e vitamina D podem ajudar a prevenir ossos fracos e diminuir o risco de fratura. Você também pode tomar medicamentos conhecidos como aglutinantes de fosfato para diminuir a quantidade de fosfato no sangue e proteger os vasos sanguíneos de danos causados ​​por depósitos de cálcio (calcificação).
  • Uma dieta com baixo teor de proteínas para minimizar os resíduos no sangue: À medida que seu corpo processa as proteínas dos alimentos, ele cria produtos residuais que seus rins devem filtrar do sangue. Para reduzir a quantidade de trabalho que seus rins devem fazer, seu médico pode recomendar comer menos proteína. Um nutricionista registrado pode sugerir maneiras de diminuir a ingestão de proteínas enquanto mantém uma dieta saudável.

Seu médico pode recomendar testes regulares de acompanhamento para ver se sua doença renal permanece estável ou progride.

Tratamento para doença renal terminal

Se seus rins não conseguem acompanhar a depuração de resíduos e fluidos por conta própria e você desenvolve insuficiência renal completa ou quase completa, você tem doença renal em estágio terminal. Nesse ponto, você precisa de diálise ou transplante de rim.

  • Diálise: A diálise remove artificialmente os resíduos e o líquido extra do sangue quando os rins não conseguem mais fazer isso. Na hemodiálise, uma máquina filtra os resíduos e o excesso de fluidos do sangue. Na diálise peritoneal, um tubo fino inserido no abdome preenche a cavidade abdominal com uma solução de diálise que absorve os resíduos e o excesso de fluidos. Depois de um tempo, a solução de diálise é drenada de seu corpo, levando consigo os resíduos.
  • Transplante de rim: Um transplante de rim envolve colocar cirurgicamente um rim saudável de um doador em seu corpo. Os rins transplantados podem vir de doadores falecidos ou vivos. Após um transplante, você precisará tomar medicamentos pelo resto da vida para evitar que seu corpo rejeite o novo órgão. Você não precisa estar em diálise para fazer um transplante de rim.

Para alguns que optam por não fazer diálise ou transplante renal, uma terceira opção é tratar a insuficiência renal com medidas conservadoras. Medidas conservadoras provavelmente incluirão controle de sintomas, planejamento avançado de cuidados e cuidados para mantê-lo confortável (cuidados paliativos).

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

1. Entenda seu plano de tratamento

Os rins saudáveis ​​removem os resíduos e o excesso de líquido do sangue, mas quando os rins falham, as toxinas podem se acumular no sangue e fazer com que as pessoas se sintam mal. A diálise afeta os rins, ajudando a eliminar toxinas e fluidos para que as pessoas com doença renal terminal se sintam melhor e vivam mais. Saber que tipo de diálise seu ente querido está passando pode ajudá-lo a entender melhor o que ele está passando e fornecer suporte adequado.

Hemodiálise: Durante a hemodiálise, o sangue é limpo por meio de uma máquina de diálise. O sangue flui através de um rim artificial, também conhecido como dialisador, que filtra o sangue limpo e o devolve ao seu corpo. A hemodiálise pode ser realizada em casa, em um centro ou em hospitais que a ofereçam.

Diálise peritoneal: Na diálise peritoneal, um tubo macio é inserido no revestimento do estômago para atuar como um filtro natural. Um fluido de limpeza especial entra na tubulação, removendo resíduos e excesso de fluido enquanto a máquina gira.

Além dos tratamentos de diálise, pessoas com insuficiência renal podem precisar limitar a ingestão de sal, fósforo, potássio e fluidos. Você também pode precisar comer mais alimentos ricos em proteínas, pois as proteínas podem ser removidas durante o processo de diálise. Caso se interesse mais sobre como é o tratamento da doença renal, acesse https://nefroclinicas.com.br/blog/

2. Compartilhe recursos

A menos que você tenha insuficiência renal, provavelmente não entenderá totalmente o que seu amigo ou familiar está passando ou terá todas as respostas. Está tudo bem! O que você pode fazer é fornecer a eles recursos para apoiá-lo ao longo do caminho, quando isso não for possível.

Kidney Communities: Nossas comunidades on-line oferecem aos pacientes e cuidadores um local seguro, anônimo e solidário onde eles podem compartilhar experiências, faça perguntas e compartilhe respostas relacionadas à saúde renal, insuficiência renal, transplante e doação de órgãos em vida.

Recursos para assistentes e descontos em prescrições: Use este cartão gratuito hoje para economizar até 80% Obtenha descontos em prescrições de 60.000 farmácias qualificadas em todo o país. Não há qualificação de renda, burocracia ou espera pelo início do seu cartão pré-ativado.

3. Ajude-os a encontrar um doador vivo

Para muitas pessoas, receber um transplante pode melhorar sua qualidade de vida, mas não há rins suficientes para todos. Enquanto a NKF está trabalhando incansavelmente para garantir que os transplantes de rim estejam disponíveis para todos que precisam, ainda há cerca de 100.000 pessoas na lista de espera e não há doações suficientes para todos.

Não perca a esperança, no entanto. As pessoas em todos os lugares estão se esforçando para ajudar os outros a viver uma vida melhor – família, amigos e até mesmo estranhos.

Primeiro, identifique onde você pode compartilhar a história deles. Pense em mídias sociais, trabalho, academias e escolas. 

Em seguida, ajude seu amigo ou membro da família a criar sua história e mensagem. Compartilhar abertamente quem você é, quem o ama e como é difícil viver com insuficiência renal pode ajudar doadores em potencial a se conectarem com a história. Mesmo que alguém não esteja interessado em doar, pode se sentir chamado a compartilhar a história e ajudar a divulgar. 

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

4. Seja específico

Em vez de um vago “deixe-me saber como posso ajudar”, ofereça ações específicas com as quais você se sinta confortável em realizar. Isso pode ser benéfico, especialmente para aqueles que têm dificuldade em aceitar ajuda. 

Aqui estão algumas ideias para você começar: 

  • Ir para a consulta de diálise
  • Traga comida amiga da insuficiência renal
  • Ofereça-se para cuidar de crianças ou animais de estimação
  • Ajude em casa ou no quintal
  • Ouvir
  • Ajude a mudar as políticas públicas como defensor da saúde renal

5. Fique de olho na depressão

A insuficiência renal pode fazer com que uma pessoa se sinta mal e muitas vezes vem com ansiedade, estresse e confusão. Com todas as mudanças, não é incomum que eles sofram de depressão. No entanto, muitas pessoas em diálise podem não saber que têm depressão porque alguns sintomas de depressão e insuficiência renal são semelhantes. 

Esses incluem:

  • Fadiga
  • Problemas de sono
  • Pouco apetite
  • dores de cabeça
  • Falta de foco
  • Irritabilidade 
  • Mudanças de humor

Outros sinais de depressão incluem falta de interesse em atividades que normalmente gostam, repetidas explosões de raiva, abuso de substâncias e isolamento social. 

Se você notar essas mudanças, incentive-os a compartilhar seus sentimentos e a procurar ajuda profissional. Seu médico renal, enfermeiro ou assistente social pode ajudar a determinar se eles têm ou não depressão e qual é a melhor opção de tratamento. 

Fonte:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *