Cultura PG

Notícias e Artigos do Portal Culturapg

Com que frequência devo consultar meu dermatologista?

A maioria dos adultos sabe que deve consultar seu clínico geral a cada ano, mas poucos sabem que uma visita ao dermatologista também deve fazer parte de suas visitas de rotina de saúde e bem-estar.

Muitas pessoas presumem que, por não terem notado nenhum problema significativo na pele, não precisam procurar um dermatologista. A verdade é que uma consulta no consultório do dermatologista pode ser benéfica para qualquer pessoa – quer você tenha ou não preocupações com sua pele.

Fonte de reprodução: Getty imagens

O que um dermatologista faz?

Em termos mais gerais, o dermatologista se encarrega de cuidar da pele, dos cabelos, das unhas e da cavidade oral, prevenindo ou tratando as condições ou doenças associadas a essas áreas.

Algumas das áreas mais comuns que um dermatologista está qualificado para abordar incluem:

  • Câncer de pele: os  dermatologistas realizam  exames de câncer de pele  e o ajudarão a escolher uma opção de tratamento se for diagnosticado com câncer de pele.
  • Acne: os  dermatologistas trabalham com indivíduos com  acne que não tiveram sorte com produtos de venda livre, geralmente sugerindo medicamentos prescritos para resolver a acne.
  • Psoríase: a  psoríase é uma doença de pele especializada tratada pelos dermatologistas. Embora essa condição não seja um risco para a sua saúde, é incômoda e o desconforto pode impedi-lo de aproveitar o dia-a-dia.
  • Eczema:  Para pessoas que lidam com  eczema , uma doença de pele irritante conhecida por sintomas como manchas cutâneas com coceira e descamação, um dermatologista pode fornecer opções de tratamento, como medicamentos prescritos, se necessário.
  • Rosácea: a  rosácea  pode começar com tendência a corar ou ruborizar facilmente. À medida que progride, pode causar inchaços, conhecidos como pápulas e pústulas, e uma vermelhidão persistente que se espalha pelas bochechas, nariz, queixo e testa.
  • Remoção de cicatrizes:  Dermatologistas abordam questões cosméticas e oferecem tratamentos para cicatrizes causadas por acne, estrias ou uma condição prévia da pele.
  • Remoção de verrugas  verrugas como as verrugas plantares (nos pés), verrugas genitais e verrugas comuns, são melhor removidas por um dermatologista que pode tratar a verruga com o tratamento dermatológico adequado.
  • Educação sobre cuidados com a pele:  Um dermatologista irá dedicar algum tempo a cada paciente, ensinando-os sobre a melhor maneira de cuidar de sua pele e quais medidas podem ser tomadas para  prevenir a ocorrência de doenças de pele graves, como câncer de pele.

Alguns dermatologistas podem ter as habilidades específicas necessárias para tratar sua condição, outros podem encaminhá-lo a outro médico se surgir um problema mais grave. Quer você tenha uma condição ou não, consultar um dermatologista é um componente importante para cuidar de si mesmo e deve sempre fazer parte de sua rotina regular de saúde.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Minha saúde é boa; Com que frequência devo consultar meu dermatologista?

Se você não se preocupa com a saúde de sua pele, cabelo, unhas ou cavidade oral, ainda assim precisará consultar um dermatologista regularmente como forma de manter sua saúde atual. Uma vez que cerca de 20 por cento de todos os americanos desenvolverão câncer de pele em algum momento de suas vidas, de acordo com a  Academia Americana de Dermatologia , adultos saudáveis ​​devem consultar um dermatologista como uma forma proativa de monitoramento para detecção precoce de câncer ou outros distúrbios dermatológicos. Acreditamos firmemente que todo adulto deve fazer um exame de corpo inteiro no mínimo uma vez por ano.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Quando devo consultar um dermatologista imediatamente?

Em muitos casos, exames regulares são suficientes para manter a saúde e tratar quaisquer problemas de pele presentes. No entanto, em alguns casos, você deve consultar um dermatologista imediatamente para tratar de questões de saúde significativas.

  • Se você notar descolorações escuras em sua pele que mudaram, por exemplo, sangram ou não cicatrizam, é importante que você consulte seu dermatologista o mais rápido possível.
  • Se você notar uma verruga de aparência suspeita, você tem uma coceira, erupção cutânea ou doença crônica da pele que não está cicatrizando, tem um nódulo ou protuberância incomum, uma lesão escamosa ou exsudativa ou uma unha infectada; então agora é a hora de marcar uma consulta.
  • A para assimetria – uma metade da toupeira é diferente da outra?
  • B para Irregularidade de Borda – As bordas são irregulares, borradas ou chanfradas?
  • C para cor – a cor é irregular? A cor preta está presente? Que tal tons de bronzeado ou marrom?
  • D para Diâmetro – O diâmetro é maior que 6 milímetros?

Em caso de dúvida, é melhor consultar um dermatologista com muita frequência. Com sua experiência, ele pode avaliar doenças de pele com muita precisão e iniciar o tratamento necessário. Acesse o site: priscilacartaxodermato.com.br e marque a sua consulta!

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *