Cultura PG

Notícias e Artigos do Portal Culturapg

O que um pedreiro faz?

Como pedreiro, você será responsável por um dos elementos mais importantes da construção civil no setor habitacional. Os deveres incluem assentamento de tijolos, medição de áreas e reparo ou manutenção de estruturas existentes.

A função de pedreiro inclui as seguintes funções:

  • Colocando tijolos
  • Aplicação ou remoção de argamassa com espátula
  • Trabalhar com precisão a partir de planos detalhados e especificações
  • Selagem de fundações com materiais resistentes à umidade
  • Usando níveis de bolha e linhas de prumo para verificar o alinhamento do edifício
  • Usando ferramentas manuais, ferramentas elétricas e máquinas de corte de tijolos
  • Construção de arcos e alvenaria ornamental
  • Reparação e manutenção de blocos de construção
  • Medindo áreas de construção e estabelecendo as primeiras fileiras de tijolos e curso úmido
  • Trabalhar ao ar livre em canteiros de obras, em todos os climas e em altura.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Habilidades

Habilidades adicionais que podem beneficiar qualquer pessoa que esteja considerando um emprego como pedreiro incluem:

  • Conhecimento de edificação e construção
  • Seja minucioso e preste atenção aos detalhes
  • Capacidade de trabalhar bem com outras pessoas
  • Seja flexível e aberto a mudanças
  • Paciência e capacidade de manter a calma em situações estressantes
  • Ambição e desejo de sucesso
  • Capacidade de trabalhar bem com as mãos
  • Capaz de realizar tarefas básicas em um computador ou dispositivo portátil
Fonte de reprodução: Getty imagens

Entenda qual é a função do pedreiro

pedreiro é o profissional que realiza trabalhos em alvenaria, concreto e outros materiais geralmente utilizados na construção civil. Ele parte dos projetos elaborados por engenheiros e arquitetos para construir, reformar e reparar edificações. No dia a dia, ele é orientado pelo engenheiro ou pelo mestre de obras. Embora haja pedreiros especializados em determinados setores da obra, de modo geral eles são os responsáveis por concretizar o projeto — tirar do papel e transformá-lo em realidade.

O pedreiro geral é o profissional que faz de tudo um pouco na obra: ele sabe realizar trabalhos de alvenaria (construção de estruturas e paredes), rebocar, assentar azulejos e pisos, fazer instalações hidrossanitárias ou de portas e janelas, entre outras possibilidades. No entanto, a maior parte das pessoas — e isso também vale para pedreiros — não tem o mesmo nível de habilidade em todas as tarefas. É possível que um profissional seja excelente na parte de alvenaria, mas não faça um acabamento tão caprichado quanto você deseja.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Entenda qual é a função do servente

servente participa de diversas tarefas em uma edificação: preparação do canteiro de obras, da massa de concreto, limpeza e compactação dos solos. Ele também pode atuar na demolição de edificações e verificar os equipamentos da construção civil. Apesar de não precisar ter tanto conhecimento técnico quanto o pedreiro, esse profissional deve apresentar uma grande disposição física e a capacidade de realizar as tarefas solicitadas. Sua principal atribuição é auxiliar o pedreiro no que ele solicitar. Esse papel de “servir” contribui muito para a produtividade, pois o profissional não precisa parar para buscar ferramentas, preparar e carregar a massa, os tijolos, a areia, o cimento etc.

Embora menos valorizado no mercado, o servente tem a oportunidade de aprender muito com o profissional experiente que ele auxilia. De forma geral, ele tem pouca autonomia e realiza basicamente o que o pedreiro determina. É possível que o servente ingresse no mercado sem nenhum tipo de preparo técnico. Nesse caso, ele aprenderá sua função à medida que trabalha e observa a atuação do pedreiro. No entanto, já existem formações técnicas para esse serviço. Quem se prepara adequadamente tem chances melhores de realizar um bom trabalho, conseguir indicações e progredir na profissão.

Por isso, é sempre importante ficar atento à realização da obra. Além de acompanhar de perto o trabalho do profissional, sempre que possível escolha especialistas para cada tarefa. Assim, a sua construção terá a qualidade desejada em todos os aspectos. Acessando o site: pedreiroecia.com.br você encontrara os melhores pedreiros da região de Belo Horizonte.

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *