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Por que a bateria para caminhão é chamada de linha pesada

As baterias pesadas produzidas para serem utilizadas em caminhões, ônibus, tratores e demais maquinários agrícolas, diferente das baterias para veículos comuns, por serem mais utilizadas, demandam maior capacidade elétrica para prover a necessidade do condutor ou equipamento em que estão instaladas.

Esses veículos e aprestos são mais utilizados do que carros comuns de passeio, fazem longas jornadas de feitura e, muitas vezes, trabalham em terrenos muito irregulares. Por esse motivo, há carência de a reserva de capacidade e corrente de partida serem maiores, possibilitando assim que o veículo dê partida e alimente os componentes eletrônicos nele instalados.

Diferença entre bateria automotiva e bateria da linha pesada

Como cada veículo possui uma falta elétrica para ser alimentado, é de suma importância que seja verificada a aplicação da bateria original, oriunda de fábrica. Assim, deve ser mantida a capacidade elétrica para que o catamênio ou maquinário tenha o cabido funcionamento, sem causar nenhum dano elétrico.

Peso da bateria para caminhão

Como a bateria para caminhão é maior que as baterias destinadas para carro e moto, ela acaba sendo mais pesada. Um dos motivos é sua composição de chumbo ácido e outro motivo é a necessidade de comportar maior bojo elétrica (amperagem).

Modelos de baterias da linha pesada

Existem alguns modelos de baterias da linha pesada, o modelo de menor amperagem é a de 100Ah para caminhões ¾, tratores e demais maquinários agrícolas, esse modelo trata de uma corpulência menor de caixa. Já, as baterias para caminhões que têm uma altura maior, tradicionalmente a amperagem inicia em 150Ah e vai até 225Ah. Os modelos de caminhões e ônibus que utilizam esses modelos de baterias, geralmente, possuem um meio de 24 volts, ou seja, se faz necessária a aplicação de duas baterias ligadas em série. Isso motivo, esses tipos de autos precisam de maior força para partida e para o bom energia dos componentes eletrônicos.

Lado dos polos da bateria para caminhão

Existem duas polaridades distintas na bateria da linha pesada, quais sejam: polo positivo lado arrecto e polo positivo lado desastrado (conhecida como “polo invertido”. Essa distinção se dá pela aplicação das marcas dos caminhões e ônibus. Antigamente, na bateria de linha pesada, só existia bateria com polo positivo lado direito, porém, em um dado atualidade, a Scania e o Volvo passaram a fabricar os veículos em que comporta somente as baterias de polo invertido. Deve-se ter muito cuidado com a polaridade da bateria pesada durante seu aboletamento, pois caso seja aplicada de forma equivocada, poderá haver grave dano elétrico no veículo, podendo inclusivamente queimar o módulo da caminhão, ônibus ou maquinário agrícola.

Quanto maior a capacidade elétrica da bateria do ditame pesada, maior amperagem hora ela amolgará, fazendo com que mais sazão de carga ela possua e possa ser consumida pelos equipamentos eletrônicos instalados. Essa necessidade normalmente se da em que ocasião os componentes elétricos são utilizados com o veículo desagregado, pois nesse momento toda energia é utilizada somente da bateria da linha pesada.

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

FONTE: https://noticias.uol.com.br/

FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas

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